AP3E – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESTUDOS E ENGENHARIA DE EXPLOSIVOS é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, constituída em 27 de Março de 1992.
Tem como missão o aprofundamento e debate de problemas técnico-científicos, situados nas áreas das substâncias pirotécnicas, propergóis, explosivos e suas aplicações, colaborando com instituições e empresas no sentido de melhorar as normas de qualidade exigidas no sector dos explosivos, bem como ajudar a resolver problemas como a formação e a segurança dos profissionais do sector.
Os seus associados são entidades colectivas (públicas ou privadas) e indivíduos (profissionais e estudantes), ligados ao fabrico, transporte e emprego de produtos explosivos, à investigação&desenvolvimento, ensino, controlo de qualidade, prevenção e segurança.
Como Organismo de Normalização Sectorial (ONS.AP3E) coordena e promove as atividades da CT 125 – Explosivos Civis e Artigos Pirotécnicos e da CT 183 – Atmosferas Potencialmente Explosivas.
Enquanto membro da Federação Europeia de Engenheiros de Explosivos (EFEE) acompanha, participa nas reuniões plenárias e comissões técnicas e na divulgação das atividades por ela produzidas. A nível interno integra a Comissão Nacional de Transportes de Mercadorias Perigosas e participa em várias comissões técnicas de normalização.
Organiza, promove ou apoia a realização de eventos técnicos sobre temas relacionados com: Aplicação de Explosivos no Desmonte de Maciços Rochosos, Formação e Certificação de Competências no setor dos Explosivos, Rastreabilidade dos Explosivos, Marcação CE nos Artigos Pirotécnicos, Normalização, etc. Promove regularmente em instituições de ensino superior Seminários sobre a Aplicação de Explosivos de uso Civil. O Prémio AP3E de Engenharia de Explosivos é instituído bianualmente para premiar trabalhos de engenharia de explosivos realizados por alunos do ensino superior em Portugal.
Promove a divulgação do MANUAL DO OPERADOR DE PRODUTOS EXPLOSIVOS destinado a apoiar a formação dos Operadores de Fogo. Este manual foi elaborado pela AP3E em colaboração com a ANIET, seguindo o programa de formação aprovado pela EFEE para o Operador de Fogo Europeu na área do desmonte de maciços rochosos. O projeto europeu PECCS – Pan-European Competency Certificate for Shot fier/blast designer by European Federation of Explosives Engineers (www.shotfirer.eu) iniciado em setembro de 2016, com uma duração de três anos, visou o desenvolvimento de material de apoio aos formadores para a formação harmonizada do Operador de Produtos Explosivos segundo os padrões da EFEE.